
TOXINA
BOTULÍNICA

O que é o Botox® ?
A toxina botulínica popularmente conhecida como Botox® é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença.
Principais Indicações:
O Botox ® para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão:
As rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os pés-de-galinha, rugas que se formam na região dos olhos.
Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês – linha que se forma entre o nariz e o canto da boca o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e traz resultados melhores.
Custo X Benefício:
A principal motivação para este tratamento estético é o incômodo gerado pelas rugas ao paciente. Em comparação com cremes para rugas e linhas de expressão, o botox costuma trazer resultados mais visíveis, no entanto a indicação do Botox® depende de avaliação médica individualizada.
Causas das rugas e a ação do Botox®:
As rugas são causadas por diversos fatores: exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo são alguns deles, mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, são as chamadas linhas de expressão. Por exemplo: Muitas pessoas têm o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos, resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista.
No caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras:
1-DE FORMA PREVENTIVA: Como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o Botox® .
2-DE FORMA REPARADORA: Como o Botox® tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.
Resultados da aplicação de Botox®
O resultado da aplicação do Botox® em estética começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se mais pronunciados por até duas semanas, no entanto o tempo de aparecimento dos resultados e sua duração variam de caso para caso.
Intervalo entre as aplicações
Por ser um medicamento biológico, deve ser seguido um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação, considerando a mesma região tratada. Caso esse prazo não seja respeitado, pode-se desenvolver uma resistência ao produto e o Botox® perde seu efeito.
Usos terapêuticos do Botox ®
Além do uso estético, o Botox® pode ser utilizado para o uso terapêutico no tratamento de bexiga hiperativa, espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva), distonias, espasmo hemifacial, hiperidrose, enxaqueca (migrânea crônica), estrabismo e blefaroespasmo, entre outras finalidades terapêuticas.

ÁCIDO
hialurônico

O ácido hialurônico, presente naturalmente em nosso organismo, é uma substância que atua preenchendo os espaços que existem entre as células da pele e proporcionando a ela um aspecto firme, liso, elástico e volumoso. Com o passar dos anos inevitavelmente a pele perde elasticidade, levando ao surgimento de rugas de expressão.
Com objetivo de amenizar as características do envelhecimento cutâneo, o ácido hialurônico em sua forma industrializada pode ser utilizado de maneira segura e pontual para preenchimento de rugas e reposição da perda de volume em determinadas regiões do corpo
O efeito do ácido hialurônico é muito natural e dura aproximadamente um ano, podendo haver variação de pessoa para pessoa. O procedimento não requer cortes e não deixa cicatrizes, isso porque é realizado com anestesia local e o paciente participa ativamente diante de um espelho.
Indicações do ácido hialurônico:
Aumento dos lábios;
Preenchimento de rugas;
Depressões;
Sulcos nasogenianos e labiogenianos (bigode chinês).
Com a diminuição do ácido hialurônico no organismo, perdem-se também alguns benefícios que ele nos traz, como a importante função na hidratação, manutenção da elasticidade e tonicidade. O ácido hialurônico está no tecido conjuntivo, presente em aproximadamente 50% da nossa pele, e suas partículas podem ser encontradas no líquido sinovial das articulações, nos olhos, na matriz extracelular, na cartilagem hialina, e em várias outras estruturas do corpo.
A produção do ácido hialurônico pode ser de forma industrial a partir da fermentação de bactérias ou buscado em outros animais para fins estéticos. Somente os profissionais devidamente treinados e habilitados como cirurgiões plásticos e dermatologistas podem realizar a aplicação.
Benefícios do Ácido Hialurônico:
O procedimento de preenchimento labial com ácido hialurônico permite realizar o aumento dos lábios, deixando-os mais volumosos, bem como melhorar o contorno labial. No caso do preenchimento para aumento dos lábios é sempre aconselhável a utilização do ácido hialurônico, uma vez que nesta região os produtos definitivos não atingem a consistência ideal, deixando-os mais rígidos.
Já o preenchimento de rugas com ácido hialurônico é utilizado frequentemente nos sulcos nasogenianos e labiogenianos. O procedimento é realizado com anestesia local e pode ser feito em poucos minutos. Pode-se ainda realizar o preenchimento de rugas, cicatrizes, pequenas depressões, bem como atuar na volumetria da face, harmonizando os traços.